top of page

Vasectomia: tudo que você precisa saber antes de se decidir

  • alexandrestievano
  • 11 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

O que é a vasectomia? 

A vasectomia é um procedimento cirúrgico simples e seguro para homens que não desejam ter mais filhos. Ela impede que os espermatozoides sejam liberados durante a ejaculação, fazemos isso através de uma pequena incisão na bolsa testicular (2 ou 3 pontos) e a seguir bloqueamos os canais deferentes, são eles que transportam os espermatozóides dos testículos para se misturarem ao sêmen. Sem espermatozoides no sêmen, a gravidez não pode ocorrer.


A vasectomia é permanente?

Sim, a vasectomia é considerada uma forma permanente de controle de natalidade. Embora possa ser revertida, a reversão não é garantida e pode ser complicada. Lembrando que, apesar de ser um método contraceptivo muito seguro, existe um índice de falha ou reversão espontânea em cerca de 1% dos casos.


Quanto tempo leva a recuperação após a vasectomia? 

A maioria dos homens pode retornar ao trabalho em 3 a 5 dias e retomar atividades físicas leves em cerca de uma semana. É importante evitar exercícios intensos e sexo por 15 dias.   


A vasectomia afeta a função sexual?

Não. A vasectomia não afeta a produção de hormônios, a capacidade de ter ereções ou o prazer sexual. A única diferença é que o sêmen não conterá espermatozoides.   


A vasectomia é dolorosa?

O procedimento é realizado com sedação e anestesia local, portanto, o paciente não deve sentir dor durante a cirurgia. Após a cirurgia, pode haver algum desconforto que geralmente é tratado com analgésicos comuns.   


A vasectomia oferece proteção imediata contra a gravidez?

Não imediatamente, pode levar até três meses ou cerca de 20 a 30 ejaculações para que todos os espermatozóides restantes sejam eliminados. Durante esse período, é necessário usar outra forma de contracepção.


Existem riscos associados à vasectomia?

Como em qualquer cirurgia existem riscos, mas eles são raros. Podem incluir infecção, hematomas ou dor prolongada. A vasectomia não aumenta o risco de câncer de próstata ou outras doenças.   


Posso reverter uma vasectomia se mudar de ideia?

A reversão é possível, mas não garantida. Quanto mais tempo se passar após a vasectomia, menores serão as chances de sucesso na reversão.   


Qualquer um pode ser submetido a vasectomia?

Não, existe uma legislação específica que trata do planejamento familiar na qual constam os pré-requisitos para a realização de cirurgias esterilizadoras que, resumidamente, são: "homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de 21 (vinte e um) anos de idade ou, pelo menos, com 2 (dois) filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de 60 (sessenta) dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, inclusive aconselhamento por equipe multidisciplinar, com vistas a desencorajar a esterilização precoce"

Você pode acessar a legislação na íntegra em https://normas.leg.br/?urn=urn:lex:br:federal:lei:2022-09-02;14443


Como saber se a vasectomia é a escolha certa para mim? 

A vasectomia é ideal para homens que têm certeza de que não querem mais filhos. Se você tiver dúvidas, é importante discutir todas as opções com seu médico antes de tomar uma decisão.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Urologista

Dr. Alexandre Stievano Carlos

Locais de atendimento

Rua Cubatão 86 CJ 210 - Paraíso - São Paulo -SP

Tel / Whatsapp: (11)3171-2659

Rua Silva Jardim 187 Sala 35 - Centro - São Bernardo do Campo -SP

Tel / Whatsapp: (11)4330-5041

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Tópicos

© 2024 by Dr. Alexandre Stievano Carlos. Powered and secured by Wix. Política de privacidade

bottom of page