Acerca de

IMG-9818.jpg

Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica é uma operação na qual o robô é acoplado ao paciente através de pequenas incisões, usualmente os robôs cirúrgicos possuem 4 braços,  nestes braços estão são conectadas 3 pinças e uma câmera HD 3D que são comandadas pelo cirurgião.

O console do cirurgião é onde o profissional controla os braços, câmera e todos os instrumentos com uma visão HD 3D, e todos os seus movimentos, são filtrados para evitar tremores. É importante observar que o cirurgião controla todos os movimentos, ou seja, o robô nunca age sozinho. Atualmente, é a técnica mais moderna no que se refere a procedimentos minimamente invasivos.

A cirurgia robótica pode ser utilizada nas operações para o tratamento do câncer, como por exemplo o câncer de próstata, rim ou bexiga, além como algumas cirurgias por doenças benignas como a hiperplasia prostática ou a pieloplastia robótica realizada em casos de estreitamento da junção entre o rim e o ureter. Tudo isso sem precisar de grandes incisões, como aconteceria na abordagem aberta.

O processo de realização de uma cirurgia robótica é mais preciso devido a todos os equipamentos e instrumentos disponíveis. A câmera 3D garante uma visão com maior profundidade e definição, e os controles do robô permitem um controle exato dos movimentos a serem realizados, os braços do robô trazem estabilidade às mãos do profissional e alcançam lugares que seriam de difícil acesso às mãos do cirurgião.

 

Todos estes fatores levam a um menor risco de intercorrências, melhor recuperação e maior indíce de sucesso da cirurgia.

Entretanto não são todos os cirurgiões que estão habilitados a realizar cirurgias robóticas, importante sempre  escolher um profissional devidamente certificado para utilizar este tipo de tecnologia.